quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Desfralde - o início

Falando em "cadê meu bebê", acho que já posso dizer, oficialmente, que começamos o desfralde.
Não lembro ao certo quando ela usou o vaso pela primeira vez, alguma coisa no início do ano, mas sei que ela gostou de cara.
Era a gente tirar a fralda dela, normalmente na hora do banho, e ela pedia para sentar no vaso ou corria para o box, fazia com a boca o sonoro "shhhhh" e lá estava o esperado xixi. A descarga era (e ainda é) um momento sagrado. Às vezes fazia xixi só para dar descarga. Uma fofa!

Imagem daqui
O interesse pelo vaso veio dela mesma, mas como estávamos numa época do ano bem fria, e como ela fazia   xixi várias vezes ao dia, preferimos deixar ela ir se acostumando, no tempo e no interesse dela.
E foi assim, ela pedia para ir ao vaso, a gente perguntava se ela queria, e então começou a fazer cocô no vaso também. Ela já tinha umas 4 ou 5 calcinhas, e alguns dias mais quentes eu a deixava algumas horas sem fralda.
Taí outra coisa que ela adora. Bom, né?

Não tenho a menor intenção de comprar ou estimular o uso do penico. Já que ela já gosta do vaso, acho muito mais fácil. Vaso tem em todos os lugares, e, convenhamos, não nasci para limpar penico, é mais fácil aprender nele mesmo do que depois ter que fazer outra adaptação.
Confesso que estou querendo comprar um adaptador de vaso. Mas, por outro lado, o adaptador também não tem em qualquer lugar... enfim. No dia que me der na telha eu compro. Ou não.

No final da semana passada, a professora avisou que ela estava pedindo para tirar a fralda e usar o vaso na escolinha também. Acho que essa foi a minha deixa para começar um intensivo do desfralde aqui em casa.
Desde o início da semana que ela tem ficado sem fralda na escola e também durantes as tardes, aqui em casa.
O estoque de calcinha já aumentou bastante (e eu estou quase guardando a sete chaves em seu guarda-roupa, já que ela quer colocar uma, duas ou três calcinhas ao mesmo tempo, toda hora. E o pior - ou melhor - sempre "xoginha". Papo para outro dia).

E assim vamos caminhando, sem stress, no tempo dela!
So far, so good!

Como estamos no início, dicas e sugestões são muito bem vindas!!!

15 comentários:

  1. Nossa, que bacana!! Ela é tão novinha e já pronta para o desfralde (pelo menos em partes)...
    Que bacana!

    Vc está certa, a ajude a se acostumar com o vaso, incentive, fique ao lado dela, mas não force. Excelente que ela começou por iniciativa própria, fico feliz por vcs!

    Que o desfralde seja bem tranquilo por aí - e parece que vai mesmo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Que linda :)
    Por aqui não começamos, mas já comprei redutor com escada, andei lendo que a criança tem que ter apoio para os pés, vou tentar achar onde cosnegui essa informação e te mando. Tb não sou fã de pinico não.
    E a fralda da noite com certeza vou demorar pra tirar, ache bem estranho ficar acordando criança no meiod a noite pra levar pra fazer xixi.
    Aqui já comecei a coleção de calcinhas, estou agora me preparando psicologicamente ;)
    bjs pra vcs duas, saudade

    ResponderExcluir
  3. qui bacana mais uma fase que chega novas experiencias tudo bom demais .... por aqui estamos no mesmo pé e quer saber tb estamos indo muito bem chegando agora o verão pego firme no tempo em que ela passa sem fralda !!!

    sucesso nesta fase tão importante

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Que linda! Vencendo mais uma etapa!Acho que estás no caminho certo, respeitando o tempo dela.

    Aqui o amor pelo vaso veio 1 mês depois do penico, ainda bem que foi rápida essa fase, hehe. Usamos o adaptador em casa, mas em outros banheiros ela vai sem ele sem problemas, mas aí tem que se segurar e as mãozinhas ficam em contato com sujeiras alheias, não gosto muito.

    De dia está OK, a noite ainda usamos fralda, com tentaiva mais forte de desfralde agora em oputubro!

    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  5. Que maravilhosooo gente!!!
    Aqui eu dei inicio também, nesses dias de muito calor que estava fazendo. Ela entende, pede, mais não faz, tá sendo assim com o xixi.
    Parece que ela não sabe segurar e quando avisa já era já esta descendo perna abaixo. Não sei se isso é um sinal de que ainda não é hora. Mais estamos num desfralde parcial, dias que tem fralda e dias que não, isso é um erro né?!
    Coco ela tem feito somente no vaso, mais o xixi escapole muito ainda... mais não estou pressionando também não, pra falar a verdade eu tô é meio perdida... uhuhuhuhuhuhuhuh

    Mais sem pressão é o que vale né?!

    beijo grandee

    ResponderExcluir
  6. Sucesso aí no desfralde amiga. Aqui estamos tentando!!
    Ela está linda. Uma mocinha!!!

    bjs,

    ResponderExcluir
  7. Que linda! Você fez bem, deixou quase ela dizer: e aí mamãe, vamos ou não acabar com essas fraldas?
    Aqui o desfralde noturno foi muito mais fácil que o diurno. E em 6 meses a gente ficou livre!
    Boa sorte! E muita paciência para os escapes!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ai, adorei seu blog, as fotos são maravilhosas!
    Estou seguindo, viu?
    Vem me visitar tbm! :)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Oi meninas!!!
    Mas que lindinha a Lara toda querendo usar calcinhas :) Fofura! Sorte a sua que ela é assim determinada e adora o vaso e a descarga!!! Aqui em casa pouco usamos o tal do penico, Lucas gostava mesmo era do vaso tb, bem mais fácil e tranquilo. É como vc disse, tem em todo lugar e é bem melhor assim.

    Acho que vc nem precisa de dicas, viu, estão ótimas!!! Sucesso aí!!!

    Beijão
    Ju

    ResponderExcluir
  10. Me encontro na mesma situação com a minha Lara daqui!
    E, confesso, que to adorando essa nova fase!
    Também ensinei a minha Lara a usar logo de cara o vaso, e ela também prefere!
    A minha Larinha está quase sem usar fraldas totalmente o soninho da tarde já é sem fralda! UHUUU!
    Boa sorte no desfralde!
    Beijão em você e na sua Larinha!

    Passa lá no blog, voltei a psotar!

    ResponderExcluir
  11. Olá Maria Thereza, muito dez o seu blog.
    Sou mãe de primeira viagem e estou me adaptando a esse novo e maravilhoso mundo, por isso pesquiso tudo e mais um pouco sobre o assunto.
    E aproveitando, como percebi que você é uma mãe antenada, visite o site www.firstbaby.com.br, tem muitas coisas interessantes para nossas crianças. É bem legal.

    Abraços Paolla

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Venho apresentar a loja virtual Nova Versátil. É especializada em roupas para bebê e criança, traz o que há de melhor no mercado de roupa infantil importada. Grifes importadas como Carter´s, Polo Ralph Lauren, Jumping Beans entre outras. Venha conhecer, você vai adorar!

    http://www.novaversatil.com

    ResponderExcluir
  13. Fase gostosa e um pouco trabalhosa né? Também estou nesse momento e adorando essa transição. Coisa mais gostosa ver os pequenos crescendo (tá com um pouquinho de saudades dos bebezicos que estão deixando de ser né?) bjocass

    ResponderExcluir
  14. oi Maria Thereza!!!
    Te convidei pra participar de um meme que tá rolando, se curti, passa lá no ela não usa chupeta!!!

    beijoo grande

    ResponderExcluir
  15. Ola mamães

    Deixar nossos baby lindos requer atenção para escolher bons produtos

    Por isso deixo a dica para ajudar na hora de comprar as roupas dos bebes

    São roupas importadas de marcas famosas, principalmente a Carters, Polo, Gap e outras nacionais

    Visite o site

    www.novaversatil.com

    Os preços são super pequenos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...